quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Últimas experiências fugindo do leite

Andei meio sumida, mas por uma boa causa: familiar...
Experimentei fazer a "manteiga vegana" que vi a receita na Internet: tem que por um pouco de um azeite bom no congelador com a sua erva favorita. No meu caso foi o orégano. Passei no pão no dia seguinte, mas dependendo do clima que fizer no dia e do quão lerda você acorda, a "pastinha" derreta rápido...

A massa desta lasanha compro pronta, mas personalizei com molho de tomate e azeitona, abobrinha, berinjela, cominho, coentro, curry, salsa, manjericão, louro e pimenta calabresa (ará! temos novidades por aqui). Mas ficou proibitiva para hipertensos: salgada pra daná! Ainda bem que não tinha chamado meu pai para comer - ele diria que estava tentando matá-lo.
Vi uma receita de torta de couve flor crocante na Revista dos Vegetarianos e adaptei ao que tinha em casa: recheio de berinjela, abobrinha, couve flor e azeitona (uma xícara das três primeiras e duas colheres de sopa da última), cozidos com uma colherzinha de cominho, curry, salsa e pimenta calabresa, duas colheres de azeite, uma folhinha de louro e meia colher do tempero Sabor a Mi. Caiu um pouco no chão, meu cachorro chegou todo interessado, mas não foi desta vez que se tornou semi vegano. A massa levou três xícaras de farinha (ainda estou acabando com a branca para comprar a integral, mas imagino que possa usar as duas), meia xícara de azeite e meia de óleo (isso foi um improviso quando o primeiro acabou), uma colherzinha de fermento ganho gentilmente da vizinha (coisa que só acontece na "perifa"), meia colher do tempero pronto já citado e uma xícara e meia de água. Misturei,"batizei" a pia, coloquei metade na forma após cozinhar o recheio, depois os legumes e mais massa. Como você pode perceber, faltou massa e meu forno anda desregulado, pois este resultado foi depois de quarenta minutos em temperatura alta. E desta vez, não tem gosto, há!
Minha prima falou para eu lembrar os bons jantares com amigos na Vila Mariana, mas ainda eram tortas com massa pronta, berinjela, abobrinha, tomate e queijo temperado. Só que nesta ocasiãõ, eu cozinhei os legumes no forno junto com a massa e pela cara da galera, foi aprovado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário