terça-feira, 2 de outubro de 2012

Patê de Espinafre garibado...

Devo confessar que essa experiência não começou bem sucedida: bati espinafre com um pouco de Sabor a Mi, salsa, cominho, coentro, orégano, louro e...água! Sim, fui seguir uma colega que jurava termos comido patê feito com isso num evento da Faculdade Paulista de Artes. Devia ter levado em consideração que a moçoila não cozinha, a mãe e a avó fazem comida para a bonita - logo, não é fonte confiável para assuntos culinários. Comecei com um quase suco sabor canto de mesa, pois para variar errei na mão e o negócio não tinha gosto. Mas quando fui tomar café com meu amigo e ele atrasou, usei a demora a meu favor e passei numa lojinha natureba no metrô Santa Cruz: comprei tofu para salvar minha experiência e bati de novo no liquidificador. Ainda não tinha conseguido a consistência desejada. Coloquei na geladeira e tchan tchan tchan tchan! Eis que o gelo faz surgir o patê sabor espinafre garibado! Com algumas fatias de pão devo confessar que salpíquei mais Sabor a Mi, que sou doida por um sal... Mas como me disse uma psicóloga num retiro que ainda terei pressão alta, apesar dela ser baixa, pois quem gosta de sal ainda será proibida de comê-lo, comecei a treinar sentir mais o gosto do espinafre e do tofu - que como sabem, é de um paladar marcante... Resolvido o drama da semi vegana que não tinha mais o que passar no pão de manhã e nem sempre quer se render à geléia - como já perceberam, minha perdição são as coisas salgadas. Mas seguindo o conselho do chef Daniel Duran, que se encontra no meu Facebook Francine de Mendonça e fará mais palestras este mês no Sesc São Caetano, vamos retirar do cardápio o que me mantém no vício, faz mal e ainda por cima impede de sentir os gostos do que compõe o alimento. Comecei com leite e derivados, inicialmente um parto, mas já está menos sofrido. Temos que ser criativos! E agora, bye bye sal! Já comecei a comer o pão com azeite sem estragar esta brincadeira com sal. E vamos ver no que vai dar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário