segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Últimas experiências culinárias....

Ando meio sumida, mas é por uma boa causa... Tenho feito umas experiências mais ou menos bem sucedidas nos últimos tempos. Comecei a fazer por exemplo, berinjela recheada: usaria o recheio dela para fazer a cobertura, mais cenoura, tomate, curry, coentro, cominho, salsa, manjericão, tomate, soja batida no liquidificador, palmito... Mas ficou cobertura demais para berinjela de menos e cortei abobrinha para aproveitar a pasta e assar tudo de uma vez. Foi bom, mas para variar errei na dose e comi o prato a semana toda, com sabor "canto de mesa", que ou minha comida tem gosto além da conta ou sabor "parede". Meu amigo tem razão: faço o suficiente pra distribuir embaixo do viaduto, não sei cozinhar para um só ou diminuir a receita. E o passo a passo desta estava num site que saiu do ar e eu adorava! A foto desconfio que está na câmera emprestada para a amiga em viagem ao Nordeste... Mas também não ficou tão bonita: tirei depois de devorar parte do prato...
Aproveitei também um cuscuz semi cozido comprado na zona cerealista e enchi de legumes: abobrinha, berinjela, cenoura, beterraba, palmito, os mesmos temperos de sempre... Gostei, mas meu colega está certo quando dizia que se cozinhamos comemos menos. Fiz um prato de pedreiro, mas depois não aguentava mais! Ai ai ai!
Essa foi uma boa: macarrão integral com abóbora e vagem. Invenção a quatro mãos que deu bem certo e deve me abastecer pelo restante da semana...
Também fiz chai vegano em casa, com o pó da bebida (comprado no mesmo armazém indicado no link acima) e suas irresistíveis especiarias, leite de soja e adoçante. Prazer semelhante ao que conheci nos restaurantes indianos...
Conforme prometido voltei ao Restaurante Zen da Vila Mariana e fotografei o buffet e meu prato. Variedade suficiente para se satisfazer por horas: pastel de escarola, empada de palmito, farofa, arroz integral, couve, cenoura, salsicha de soja, abobrinha, abóbora, polenta, mandioca, "carne moída" de soja... Não é para o prato ser colorido? Acho que estou no caminho certo...


Outra visitinha abençoada foi ao Centro Cultural Vrinda, que tem a lanchonete Hare Krishna, perto do Parque da Aclimação e já tinha comentado por aqui com uma foto da fachada, no post linkado logo acima. O que achei mais incrível é que não gosto de couve, mas a deles estava a glória, glória, aleluia! Será por causa do oferecimento que eles fazem aos deuses ou tempero acertado? Erva certa na medida ideal é tudo na cozinha de uma pessoa.
Outra coisa que "mirabolei" na casa da minha amiga que também adora um natureba foi assar a mandioca comprada no mercadinho da casa dela e incrementar com pesto de agrião (batido com azeite e manjericão). Desculpe pela falta de imagens, mas foi incrível! Pena que ela é uma nordestina atípica e não curte macaxeira...
Outra saída boa para falta de tempo minha e da maioria dos paulistanos é o mexidão: fiz lentilha com cenoura, tomate, beterrada, vagem, curry, coentro, cominho, salsa, manjericão e Sabor a Mi (que também se for cortar cebola e alho fico até amanhã na cozinha). Dei uma queimada básica por ter começado a desfazer as malas quando a invenção ainda estava na panela. Mas é o que substituirá o feijão esta semana, já que não suporto ele.
Ontem conferi o Festival Vegano do ABC.

Além de me deliciar com salgado que tinha 3 queijos "fake", tortinha de Nutella e pão de mel sem lactose, comprei o queijo de macadânia que lembra o brie. Tinha ainda uma galera fazendo coxinha de jaca verde (que já ganhou versões "atolada", "louca"...).
Para passar no pão também rolou uma criação a quatro mãos de pasta de abóbora. Tenho curtido, como podem ver, já está "no osso"!
E como perdi meu sabonete anti espinha no evento que fiz com o pessoal do novo trabalho, comprei o de argila verde da Cheiro de Mato. O cheirinho é bem bom e não testam em animais. A idealizadora desembaraça o cabelo com casca de mamão. Não deu certo quanto tentei fazer o mesmo, mas também passei o dia com a cabeça melada e ela parte para o desafio 5 minutos depois de melar as madeixas. Questão de reajustar o tempo...

2 comentários:

  1. eu quero mandioca com pesto de agrião e o mexidão!
    desejo de grávida é uma ordem.
    bjs
    carol

    ResponderExcluir
  2. Sim querida, a macaxeira ainda deve estar intacta na minha amiga que é uma nordestina de meia tigela e quanto ao mexidão... Que ingredientes, para quando e onde? Bj

    ResponderExcluir