segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Inventividade para começar a semana

Nem passei perto das receitas online: desta vez eu mesma fui brincar de mestre cuca com o que tinha em casa... Cozinhei 3/4 de xícara de feijão azuki com meia dúzia de rodelas de palmito, seis cogumelos, uma colher de azeitona, meia dúzia de rodelas de abobrinha, seis fatiazinhas de cenoura, rasguei  a esmo folhinhas de agrião, oito colheres de sobremesa (uma de cada tempero)  de caldo de peixe em pó, pimenta rosa (estou apaixonada por ela desde a virada do Natal), ervas finas, zathar, alho granulado,  manjericão, manteiga indiana guee, Sabor a Mi e orégano e um fio azeite.
AO MESMO TEMPO (isso mesmo aprendi fritar o peixe e vigiar o gato) fiz na outra panela uma xícara de arroz multi grãos e quatro colheres de sobremesa de salsa, cominho, alecrim e guee.
HOJE PILOTEI TRÊS PANELAS! Na boca de trás do fogão fiz proteína de soja escura com quatro colheres de sobremesa de canela (isso mesmo, arrisquei e "amodorei"), coentro, gersal e guee e uma folhinha de louro.
Este foi o resultado. Fiz tchai com água e açúcar mascavo para acompanhar. Praticamente uma suruba gastronômica indiana.
O feijão ficou suave, mas graças aos deuses não tem gosto de feijão, que detesto (só por isso e por precisar de ferro comprei ele). Desconfio que me acostumei mal à overdose de tempero da comida do Gopala e sempre que tem mais comida que tempero estranho.
O arroz tem gosto de "Vento no Litoral", em homenagem a uma das minhas bandas favoritas, Legião. Coloquei vinagre de maçã e pesto de agrião para melhorar e testarei de novo no próximo almoço.
Já a proteína ficou orgástica! Mas como gosto não se discute, se lamenta...
P.S.: Minha tia, mais analfabeta culinária que eu mandou produzir melhor as fotos. Mas este blog não é para ser contratada pelo chef Alex Atala e sim para quem me conhece acreditar que estou "colocando as asinhas para fora" na cozinha e para estimular quem ainda não gosta ou tem medo de se entrosar com as panelas a se divertir como eu. Mesmo assim tenho produzido melhor as fotos... No fim tudo isso virou um almoço executivo pois demora pacas este processo todo! E estou com bronca de um tempero, ainda não sei qual é, que sempre amarela minhas unhas. Justo agora que a maioria delas conseguiu crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário