sábado, 9 de fevereiro de 2013

Do natureba à paixão pelo centrão

A entradinha do Apfel já mistura uma viagem no tempo com aquele elevador retrô e um mergulho no que a natureza tem de mais generoso: pétalas na entrada. As janelas têm uma vista colorida do centro antigo, as paredes desenhos criativos e os banheiros, pinturas que fazem com que volte para a infância, época em que eu pedia para ir ao banheiro, mas ficara era de pezinho balançando dizendo para minha mãe:
- Bonito né? - ou então:
- Esse não tem graça!
O buffet de saladas é colorido e convidativo. Mas terminei foi me acabando nos quentes, que nesta sexta tinha linguiça de soja, feijão azuki, farofa vegetariana, esfiha de soja, arroz integral, batata se não me engano assada, bolinho que devia ser de soja, hhuummm! Fora que a gente sempre garimpa uns convites de programas culturais e publicações alternativas.
Nos doces tinha torta de maracujá, arroz doce, morango em calda, gengibre, ai meu Deus!. Desde o fim do concurso para dar aula na prefeitura de São Paulo não dava o ar da graça (ou seja, meses) e depois do freela fixo ficar lembrando como a gente quase come com a mão, não pede garfo e faca e ainda lambe os dados lá, acabei não resistindo por estar resolvendo pendenga de exame e convênio pertinho.
Fora que cada vez que vou ao centro, me reapaixono por sua história, os prédios históricos, a praça da República que está uma graça, a criatividade de artesãos melhorando a entrada de prédios gelados, as cores das ruas, a criatividade para não deixar a peteca cair e os prédios deteriorarem de vez por lá. Lembro sempre de quando minha mãe me levava para trabalhar na Xavier de Toledo e comprava coisinhas no Mappin. É, devo ter a mesma relação de memória emotiva com a região, parecida com o que me remete ao avô no norte do Paraná. Mas vamos combinar? Sampa é uma graça, apesar do quanto maltratam ela. Meu primo está por aqui e fez fotos liiiindas lá de Cambé. Nosso olhar sempre pode melhorar as coisas. Como diria Lama Padma Samtem, é questão de reajustar o foco. O que você viu diferente hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário