terça-feira, 3 de setembro de 2013

Invencionices em meio ao caos criativo

"Mirabolei" um assadão vegetariano que ficou bem bom: tomate; brócolis; berinjela; abobrinha; tomate seco; tremoço (esse não deu certo, ficou duro e teve que ser expulso do prato na hora da degustação); macadâmia (sou fã dela); damasco; quinua (dizem que repõe o feijão, eu que não sou fã dele, como "feliz, feliz, alegre, alegre"); louro e gengibre em pós; shoyo; Sabor a Mi ervas e azeite que tem sal, água, alecrim (considerado antidepressivo), tomilho, cebola (precisava que ela me acelerasse pra criar pros projetos em que estou concorrendo) e urucum; cogumelo; manteiga guee; açafrão em pó; ervas finas e limão; pimenta rosa (uma das poucas coisas nesta cor que amodoro) e manjericão. Passou um tempão no forno, pois este continua desregulado. Tenho me
guiado pelo cheiro. Como capricho nos temperos e passo dias comendo o prato, cada garfada se mantém uma surpresa, o que contribui pra não enjoar.
Cozinhei grão de bico, que se propõe a substituir o feijão, já que este não gosto e fiz com pistache (também viro os olhinhos de felicidade com ele); zathar; coentro em grão; curry; cominho; salsa em pó e gersal. Comi gemendo e estes dias duas tias ligeiramente exigentes vieram aumentar meu guarda roupa, experimentaram e gostaram.
Também fiz o bolo Vilma de saquinho, de laranja e substituí o leite indicado na embalagem por água de coco (já vi colocarem água no lugar e dar certo, mas quis incrementar); no lugar dos ovos para dar liga usei meia banana e meti canela, uma paixão confessa. Com as duas visitas de ontem sobrou bem pouco pra contar história, o que fala por si...
O mesmo clima que gosto de criar para escrever, crio para cozinhar: escolho trilha sonora e da próxima vez até incenso acenderei. O Bidu fica em volta, todo companheirão. É artesanal, mas também meditativo pra caramba: assim como lavo a louça desejando limpar minha mente, peço que transformando os ingredientes num novo prato também me mude para melhor... É, esta semana o que arrisquei foi bem bolado. Quem sabe não é a temporada de arriscar o pão "mistério de Fátima" de acertar nas doses? Aguardem cenas dos próximos capítulos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário