quarta-feira, 3 de abril de 2013

Pondo descômodos e inspiração para ebulir

Acordei "seca" para cozinhar. Sinal de que não queria só provocar a alquimia dos ingredientes, mas também me peneirar, refinar o que sinto, evaporar o que não me serve, transformar o que já caducou em mim. O leite de avelã deu razoavelmente certo: também depois da delícia do de amêndoas, todos serão fichinha perto dele.
Arrisquei um pão com o resíduo deste leite. Mas não sei se cresceu pouco, se meu fogão está mais desregulado do que penso, se tinha tempo meio apertado para ir ao RPG... Está lá no forno, ainda rindo de mim, apesar de bonito... Tinha pego esta receita, crente no que li noutro blog, que podíamos por qualquer resíduo de leite vegetal no lugar da okara do de soja. Mas não sei se é bem assim... Também não tinha óleo o suficiente, raspei o potinho do de coco e não fui feliz. Personalizei com semente de chia e amaranto. Mas acho que 9 meses no cômodo favorito das bruxinhas não são o suficiente para sair reinventando dicas online. Ao menos não com os pães. Irei ao próximo encontro de vegetarianos para tentar me acertar com eles...
Será que só mudei parte do que meu emocional precisava? Por via das dúvidas, na lavação e limpeza do terremoto que provoco ao meu redor quando cozinho, fui usando a recomendação budista "que além de limpar essa louça, também lave o que não me serve mais"... Consegui até emanar desejos mais auspiciosos para quem cutucava minha gastrite até anteontem.
As dores que começaram a se transformar entre a pia e o fogão sofreram nova modificação, ainda que remota e virtualmente. Sempre há um espaçozinho para novas cicatrizes... Que em pouco tempo elas virem uma tatuagem não solicitada, mas uma parte orgulhosa de mim, como as marcas de riso, de tombos, meus histórico de sobrevivente guerreira e batalhadora - sem falsa modéstia! Ainda tem uma estranheza nalgum lugar não detectado em mim, mas vou deixando "falando sozinho", pondo o mal estar na árvore para correr atrás do preju, da inspiração, do cachorro, da fome... Um belo dia... vira poesia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário